Plano de Gestão


Plano de Gestão 2019-2023

 

 

DIRETOR
JEFERSON SOUZA CAVALCANTE

Possui Graduação em Ciências Biológicas (1996); Mestrado e Doutorado em Ciências Fisiológicas pela Universidade de São Paulo (1997/2002); Bolsista de Produtividade do CNPq; Coordenador do Curso de Ciências Biológicas da UFRN (2005/2008); e atual Vice-Diretor do Centro de Biociências da UFRN (2015/2019).

 

VICE-DIRETOR
EXPEDITO SILVA DO NASCIMENTO JR

Possui Graduação em Ciências Biológicas (2002); Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Psicobiologia da UFRN (2004/2007); Vice-Diretor da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (2008/2010); Chefe do Departamento de Morfologia da UFRN (2011/2015); Bolsista de Produtividade do CNPq; Atual Assessor Acadêmico do Centro de Biociências da UFRN e Vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Biologia Estrutural e Funcional.

 

Análise Situacional


O Centro de Biociências é composto em sua estrutura por nove Departamentos Acadêmicos. São eles: Departamento de Morfologia; Departamento de Microbiologia e Parasitologia; Departamento de Botânica e Zoologia; Departamento de Ecologia; Departamento de Biofísica; Departamento de Fisiologia e Comportamento; Departamento de Bioquímica; Departamento de Biologia Celular e Genética; e o Departamento de Oceanografia e Limnologia. Adicionalmente, o CB realiza o gerenciamento acadêmico de seis cursos em nível de graduação: Ciências Biológicas (Bacharelado); Ciências Biológicas (Licenciatura); Ciências Biológicas (EAD); Biomedicina (Bacharelado); Engenharia de Aquicultura (Bacharelado); e Ecologia (Bacharelado). Além de oferecer toda a infraestrutura necessária ao funcionamento de nove Programas de Pós-graduação e 14 cursos de pós-graduação vinculados aos seus departamentos. São eles: Programa de Pós-graduação em Psicobiologia (mestrado e doutorado); Programa de Pós-graduação em Bioquímica (mestrado e doutorado); Programa de Pós-graduação em Biologia Estrutural e Funcional (mestrado); Programa de Pós-graduação em Biologia Parasitária (mestrado); Programa de Pós-graduação em Ecologia (mestrado e doutorado); Programa de Pós-graduação Sistemática e Evolução (mestrado e doutorado); Programa de pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (mestrado e doutorado); Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (mestrado); e Programa de Pós-graduação em Biotecnologia (Doutorado).
Atualmente o CB conta com aproximadamente 169 docentes, sendo 164 com dedicação exclusiva e com titulação em nível de doutorado. O número de servidores técnico-administrativos é de 117 servidores distribuídos junto a administração e departamentos acadêmicos. Em termos de discentes vinculados aos cursos de graduação e pós-graduação, o CB apresenta um número de 1.653 alunos ativos matriculados em componentes curriculares em 2018.2 e aproximadamente 2.000 alunos oriundos de outros cursos vinculados a outros Centros Acadêmicos e unidades acadêmicas especializadas.
Em termos gerais, os discentes apresentam uma excelente avaliação em relação aos docentes do CB, os quais têm média superior a 9,5 na Avaliação dos Docente pelos Discentes. Não obstante, a infraestrutura do CB também é bem avaliada pelos estudantes, os quais relatam que o centro dispõe de boas salas de aula e boa estrutura de laboratórios. De acordo com dados da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, no ano de 2018 mais de 50% dos discentes vinculados aos cursos do CB foram beneficiados com alguma ação vinculada as políticas de permanência estudantil e menos de 1% dos estudantes procuraram apoio junto a CAENE para questões relativas a necessidades especiais.
O CB apresentou crescimento significativo em sua infraestrutura física, avanços em pesquisa, ensino, extensão e modernização administrativa nos últimos 8 anos e estabeleceu políticas estratégicas para avanços em várias áreas, em acordo com o Plano de Gestão e o Plano de Desenvolvimento Institucional, atuando como braço operador das ações propostas nos instrumentos de planejamento institucional em várias esferas.
Ações vinculadas ao crescimento da pós-graduação, conforme avaliação quadrienal da CAPES divulgada no ano de 2017, melhorias na qualidade dos cursos de graduação, ampliação de sua infraestrutura física com o novo prédio da Ecologia, Prédio das Pós-graduações do CB, Laboratório de Plastinação, Implantação do Biotério Central, Reestruturação do Museu de Ciências Morfológicas e Implantação das Coleções Biológicas, constituem apenas alguns importantes avanços na rotina acadêmico-científica da instituição.
Entretanto, o foco na melhoria da qualidade dos serviços prestados constitui a necessidade de constante diálogo para estabelecimento de estratégias capazes atingir metas ambiciosas no sentido em busca da excelência acadêmica. Desta forma, colocamos abaixo um planejamento estratégico para o próximo quadriênio, com base nas metas contidas nos planos trienais dos Departamentos Acadêmicos e coordenações de cursos de graduação e pós-graduação vinculados ao CB. Essa estratégia visa unificar força de trabalho, otimizar a execução orçamentária de forma a atingir transversalmente todas a unidades, num exercício de parceria entre Direção, Chefias de Departamento e Coordenadores de Cursos de graduação e pós-graduação.

 

Metas e Estratégias


Pesquisa e Pós-graduação

Quatro importantes metas são colocadas no âmbito da pesquisa e da pós-graduação no CB.
O grande desafio é elevar os conceitos dos cursos, através do incentivo à internacionalização e do planejamento estratégico para o fortalecimento da infraestrutura em pesquisa e, consequentemente, do ensino de pós-graduação.

 

Meta 1 – Consolidação da Política de Biotérios do Centro de Biociências
Estratégias
a.Fornecimento de animais com qualidade aos projetos de pesquisa do CB;
b.Elaboração de pregão específico para atendimento das necessidades de consumo do Núcleo de Primatologia, Biotério Central do CB e Biotérios Experimentais vinculados ao Centro;
c.Elaboração de contrato específico para viabilizar manutenção de equipamentos de médio e grande porte vinculados aos biotérios do CB;
d.Fórum anual sobre biotérios e manejo de animais em pesquisa ofertado pelo corpo técnico competente, voltado aos pesquisadores, alunos de pós-graduação e de iniciação científica da UFRN;
e.Elaboração de convênios entre a UFRN e outras instituições interessadas na aquisição dos serviços prestados pelo sistema de biotérios do CB, conforme resoluções pertinentes.

Meta 2 – Política de Empreendedorismo
Estratégias
a.Estimular a incubação de Empresas dotadas de capacidade técnica, gerencial, através da oferta de infraestrutura para amparar o empreendedor nascente, vinculados aos cursos que apresentem tal vocação;
b.Disponibilizar condições efetivas para proporcionar um ambiente de inovação para transformá-las em empresas, cujas atividades serão equiparadas, para todos os efeitos, às atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade;
c.Estabelecer um diálogo constante com a Pró-reitoria de Pesquisa através do NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica), a fim de propiciar as ferramentas necessárias para geração de novas tecnologias oriundas do Centro de Biociências.

Meta 3 – Elevação dos conceitos dos programas de pós-graduação do CB
Estratégias
a.Induzir o processo de internacionalização, estimulando a ampliação da quantidade de acordos internacionais;
b.Estimular a criação de componentes curriculares em língua estrangeira;
c.Reativação da câmara de pós-graduação do CB para produzir ações coordenadas de impacto transversal em todos os programas vinculados ao Centro;
d.Elaboração de uma política de planejamento para aquisição de equipamentos para instalação de laboratórios multiusuários no CB (CTINFRA e outros editais pertinentes);
e.Criação de fórum anual de pós-graduação para divulgação dos programas junto aos cursos de graduação da UFRN, viabilizando uma interface de integração com os estudantes de graduação;
f.Induzir ações voltadas à inovação tecnológica através de parcerias público-privadas envolvendo as pós-graduações do CB, respeitando as especificidades e vocações de cada área;
g.Identificação das fragilidades observadas nos relatórios de área na última avaliação quadrienal e a consequente proposição de estratégias para sanar tais dificuldades;
h.Criação de um setor vinculado à gestão de compras nacionais e internacionais envolvendo as pesquisas e a pós-graduação no CB.

Meta 4 – Consolidação das Coleções Biológicas do Centro de Biociências
Estratégias
a.Viabilização das diretrizes orçamentárias junto à Administração Central para manutenção e gerenciamento das Coleções Biológicas.

 

Extensão

Quatro importantes metas são colocadas no âmbito da extensão no CB. A reativação da Câmara de Extensão do CB é o ponto de partida para iniciar o diálogo e propor a execução das demais estratégias. O principal objetivo é levar o CB para fora dos muros da UFRN, incentivando projetos com claro impacto junto à comunidade externa.

 

Meta 1 – Planejamento estratégico das ações de extensão do Centro de Biociências
Estratégias
a.Ativação da Câmara de Extensão do Centro de Biociências a fim de propor ações estratégicas para o desenvolvimento das atividades de extensão no CB;

Meta 2 – Fortalecimento do Sistema de Museus do Centro de Biociências
Estratégias
a.Criação de unidade administrativa Museu de Ciências Morfológicas e do Mar com regimento próprio, conforme preconizado por resolução pertinente;

Meta 3 – Consolidação da integração entre as ações de extensão e os cursos de graduação
Estratégias
a.Estimular, através de fóruns e oficinas em parceria com a Pró-reitoria de Extensão, a inclusão de ações de extensão nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação do CB;
b.Estimular projetos de extensão que levem os cursos de graduação do CB às comunidades;

Meta 4 – Abertura do Laboratório Escola de Biomedicina ao Público Externo
Estratégias
a.Finalizar as adaptações físicas necessárias para recepção do público usuário do laboratório;
b.Aquisição de mobiliários para recepção do público externo.

 

Ensino de Graduação

Uma única meta está projetada no âmbito do ensino de graduação: ampliar os conceitos dos cursos do CB nas avaliações externas. Para tal, pretendemos atuar fortemente em projetos pedagógicos, planejamento estratégico junto às coordenações e melhorias na infraestrutura física e modernização dos espaços de ensino-aprendizagem.

 

Meta 1 – Melhoria da qualidade dos Cursos de Graduação do CB
Estratégias
a.Acompanhamento dos PATCGs por parte da Assessoria Acadêmica do Centro conforme resolução própria;
b.Fórum anual de graduação do Centro de Biociências e Semana de Planejamento Pedagógico;
c.Reforma curricular do curso de Engenharia de Aquicultura;
d.Ativação da Câmara de Graduação do Centro de Biociências;
e.Estabelecimento de políticas de inclusão no Centro de Biociências para estudantes com necessidades especiais;
f.Seminário ENADE para os discentes em processo de finalização do curso;
g.Políticas de acolhimento aos ingressantes;
h.Modernização de equipamentos de sala de aula e aquisição de softwares específicos para o ensino de graduação;
i.Reformulação dos laboratórios de informática;
j.Funcionamento e consolidação do Laboratório Escola do Centro de Biociências;
k.Ampliação das áreas de estágios vinculadas aos cursos de Biomedicina, Engenharia de Aquicultura, Ecologia e Ciências Biológicas;
l.Fortalecimento das Empresas Júnior vinculadas aos cursos de graduação do CB, através de investimento em consumo, equipamentos e espaços apropriados para o seu desenvolvimento;
m.Expandir o acervo da Biblioteca para garantir que todos os cursos de graduação do CB atendam às exigências de bibliografia básica necessária para obtenção de conceito 5 na avaliação externa.

 

Manutenção e Infraestrutura

O conjunto de metas e estratégias descritas abaixo objetivam gerar uma forte política de planejamento de gastos e investimentos em todas as áreas do Centro de Biociências. As metas preveem melhorias nas áreas de convivência e definitivamente priorizar a inclusão da pessoa portadora de necessidades especiais.

 

Meta 1 – Melhoria das áreas de convivência no Centro de Biociências
Estratégias
a.Projeto de reformulação da área associada à Cantina do CB e seu entorno;
b.Reformas de banheiros e reestruturação de bebedouros;
c.Reestruturação do espaço das coordenações de curso do CB;
d.Manutenção/substituição de mesas e cadeiras em todos os espaços de convivência;
e.Iluminação e paisagismo no CB (áreas internas e externas).

Meta 2 – Melhoria das condições de acessibilidade em todas as edificações, espaços urbanos, mobiliários e equipamentos no CB
Estratégias
a.Adaptação de espaço físico para funcionamento dos serviços de apoio da CAENE aos estudantes do Centro de Biociências;
b.Fórum de discussão permanente sobre acessibilidade no CB;
c.Apoio ao Grupo de Trabalho em Acessibilidade do CB;
d.Planejamento de obras e aquisições de equipamento em acordo com legislação pertinente as questões de acessibilidade.

Meta 3 – Implantação de sistema interno de acompanhamento de requisições de manutenção e obras.
Estratégias
a.Geração de relatórios mensais por parte do Assessor Administrativo para acompanhamento da execução das requisições geradas pelo CB;

Meta 4 – Manutenção de equipamentos de ensino e pesquisa no CB
Estratégias
a.Criação de comissão para construção de proposta de contrato junto ao Departamento de Material e Patrimônio para viabilizar a manutenção em equipamentos de ensino e pesquisa no CB;

Meta 5 – Implantação de melhorias na rede elétrica do Centro de Biociências
Estratégias
a.Verificar junto a superintendência de infraestrutura a possibilidade de melhorias no gerador existente e a implantação de um novo gerador para atender especificidades de laboratórios estratégicos do CB;
b.Revisão da rede elétrica de todas as edificações do CB.

Meta 6 – Implantação de novo serviço de telefonia no Centro de Biociências
Estratégias
a.Levantamento estratégico para aquisição de linhas VOIP para o CB.

 

Meio Ambiente

O Centro de Biociências apresenta vocação natural para discutir e efetivamente contribuir com questões ambientais, tais como energias renováveis e conservação da fauna e flora. As metas abaixo visam impactar positivamente na rotina não apenas da nossa comunidade acadêmica, mas de toda a Instituição.

 

Meta 1 – Elaboração de projeto de implantação de geração de energia solar do Centro de Biociências
Estratégias
a.Elaboração de projeto elétrico e de viabilidade financeira para execução do projeto;
b.Criação de comissão para elaboração da fase inicial do projeto.

Meta 2 – Elaboração de projeto para reaproveitamento da água utilizada pelos destiladores do Centro de Biociências
Estratégias
a.Elaboração de projeto hidráulico e de viabilidade financeira para execução do projeto;
b.Criação de comissão para elaboração da fase inicial projeto.

Meta 3 – Melhorias no sistema de coleta de resíduos químico e biológico do Centro de Biociências
Estratégias
a.Criação de comissão para coordenação da meta;
b.Realização de fórum e seminários no CB para construção de propostas de melhoria na coleta de resíduos.

 

Segurança no CB

Diante das recorrentes solicitações por parte da nossa comunidade acadêmica, a futura gestão priorizou um conjunto de ações para atender às principais questões, tais como iluminação, acessos restritos e novas contratações para a área de segurança terceirizada.

 

Meta 1 – Elaboração de projeto de segurança do Centro de Biociências
Estratégias
a.Elaboração de projeto para ampliar a instalação de câmeras, manutenção;
b.Contratação de novos seguranças;
c.Planejar mecanismos diferenciados voltados às demandas de segurança do departamento de Oceanografia e Limnologia;
d.Restrições de acesso a áreas específicas no CB (Departamentos, Museu, Coleções e Laboratórios Especializados);
e.Iluminação especial de áreas externas do CB.

 

Estudantes

A melhoria da qualidade dos cursos de graduação depende da constante necessidade de investimento em infraestrutura, modernização dos ambientes de ensino e diálogo com a coletividade estudantil. A futura gestão estará empenhada em melhorar a qualidade dos cursos.

 

Meta 1 – Fortalecimento da atividade discente no Centro de Biociências
Estratégias
a.Promover a participação discente em todos os colegiados do CB;
b.Integrar as atividades dos cursos de graduação e pós-graduação no CB;
c.Fortalecer a parceria com a Comissão de Apoio a Estudantes com Necessidades Especiais para garantia da qualidade do processo de ensino e aprendizagem;
d.Incentivar através do Diretório Acadêmico atividades artístico-culturais, técnicas e esportivas no Centro de Biociências;
e.Estabelecer um calendário anual de eventos para participação discente no CB;
f.Pleitear espaço físico para convivência, lazer e descanso estudantil.

 

Servidores

As atuais diretrizes institucionais exigem ações da gestão a fim de induzir a capacitação do corpo técnico-administrativo, bem como promover o acesso ao bem-estar no ambiente de trabalho sem esquecer da segurança na execução da rotina diária.

 

Meta 1 – Fortalecimento do Corpo Técnico-Administrativo do Centro de Biociências
Estratégias
a.Apoiar e estimular o desenvolvimento de ações voltadas para promoção da saúde, satisfação de trabalho e qualidade de vida dos servidores do CB;
b.Criar condições para realização de capacitação presencial com eixos temáticos voltados para as necessidades científicas e pedagógicas das unidades;
c.Consolidar a acessibilidade e adequação dos espaços e rotinas de trabalho para servidores com necessidades especiais através de trabalho integrado ao Grupo de Trabalho para Acessibilidade (GTA-CB) na unidade;
d.Formular e disponibilizar virtualmente carta de serviços que possam orientar os servidores, estudantes e comunidades nos procedimentos, comunicar os responsáveis e respectivos contatos dos setores que prestam serviços.