Curso de Ferramentas Computacionais para Biologia Parasitária

25/09/2017
Curso de Ferramentas Computacionais para Biologia Parasitária

As inscrições para o Curso de Ferramentas Computacionais para Biologia Parasitária foram prorrogadas até o dia 27/09/17. O curso será ministrado pelos professores visitantes Dr. Martín Graña (Instituto Pasteur de Montevideo), Dr. Fernando Alvarez (Universidade da República do Uruguai) e Dr. Hector Romero (Universidade da República do Uruguai, Pesquisador Visitante da Capes - PPgBP/UFRN).

Período: 02 a 11 de outubro de 2017.

Horário: 14:00-17:00 e 17:30-20:00.

Local: Centro de Biociências - UFRN.

Inscrições: Até o dia 27/09/17 através do e-mail parasitecompbiol@gmail.com (enviar CV resumido e carta de motivação).

Matrículas de alunos de pós-graduação da UFRN: via sigaa (código BPA0005 - BIOINFORMÁTICA).

Informações adicionais no site do curso: http://parasitecompbiol.wordpress.com/    ou através do e-mail joseliogalvao@gmail.com.

Cronograma:

Módulo introdutório (dias 1-3): todos os alunos.
• Introdução ao unix, ao shell e à linha de comando.
• Introdução ao programa R.
• Visão geral dos alinhamentos (local e global) e inferência filogenética.

Módulos específicos (dias 4-7): Os alunos deverão escolher apenas um módulos a seguir:

Módulo A. Bioinformática Estrutural de proteínas patogênicas.

Os alunos serão capazes de interpretar e explorar informações estruturais disponíveis (experimentais), bem como gerar modelos de proteína 3D. Serão utilizados exemplos de agentes infecciosos de importância médica.

Módulo B. Genômica e transcriptômica de patógenos unicelulares.

Os alunos irão trabalhar com dados brutos gerados por NGS e realizar montagens genômicas e transcriptômicas. Serão realizadas análises genômicas comparativas e estudos de expressão gênica diferencial.

Módulo C. Epidemiologia Molecular Viral.

Os alunos serão capazes de analisar e interpretar dados de seqüências no quadro atual de epidemiologia molecular viral, incluindo estudos de diversidade genética, abordagens filodinâmicas e filogeográficas.