Projeto do CB oferece oficina sobre DSTs

26/07/2017
Projeto do CB oferece oficina sobre DSTs

O Projeto "Meu corpo fala, mas será que eu entendo", coordenado pela professora Maria Teresa da Silva Mota do Departamento de Fisiologia (DFS) do Centro de Biociências (CB) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), oferece amanhã, 27, uma oficina sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis para alunos da Escola Estadual Profa. Ana Júlia de Carvalho Mousinho. As atividades aconteceram no Laboratório de Instrumentação do CB, das 14h às 17h.

Segundo a professora Maria Teresa, uma grande parcela dos adolescentes do ensino básico continua desinformada sobre aspectos do funcionamento do seu corpo como a anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor.

"A oferta de informações deve ser feita por programas de educação sexual desenvolvidos na escola, com a participação de professores e profissionais advindos das universidades que possuem embasamento teórico-científico nessa área. Assim, a discussão sobre educação sexual faria parte do processo educativo voltado para construção de uma consciência coletiva em elementos ligados à sexualidade", destaca a professora.

De acordo com Maria Teresa, a importância de iniciativas como essa se justifica quando da verificação do não recebimento de informações corretas sobre saúde sexual no ambiente familiar, pelo repasse inadequado de informações ou pelo despreparo das pessoas que as fornecem. Segundo a professora, o conhecimento das mudanças psicológicas e fisiológicas inerentes à adolescência pode gerar hábitos saudáveis e uma maior responsabilidade com a própria saúde e da comunidade.

"A desinformação é dita como a causa de problemas recorrentes em nossa sociedade, como a gravidez na adolescência e o aborto. Portanto, uma alternativa que minimizaria as consequências sociais e políticas dessa prática é estimular as potencialidades da educação preventiva nas escolas, permitindo a discussão de temas polêmicos, que auxiliam no esclarecimento de dúvidas que povoam o imaginário do adolescente", explica Maria Teresa.