O Museu de Ciências Morfológicas da UFRN está entre os melhores da América Latina


09/09/2016
Foto: Anastácia Vaz

 


 


Por Marcos Neruber


Fotos: Anastacia Vaz


 


O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) do Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) agora faz parte de um dos Guias mais importantes da América Latina o "Guide Centres and Science Museums in Latin America and the Caribbean". A inclusão do MCM no guia torna-o um dos mais importantes do ramo na America Latina.


Graco Aurélio Viana, Diretor do Centro de Biociências, diz que a importância do museu não se limita às fronteiras da UFRN. "A abrangência deste museu atinge todo o Rio Grande do Norte, especialmente, à cidade do Natal, pela número de visitantes a cada ano que o buscam para aplacar sua curiosidade. Ressalto que o número de jovens que o visitam através de escolas é muito significativo. E, assim manifesto  minha alegria em cada comentário que é feito por alguém que visitou o museu e relata as "coisas" interessantes que viu".  


Já para a professora Simone Almeida, o Museu de Ciências Morfológicas possui um importante acervo de Anatomia Humana com representações de peças de todos os sistemas do corpo humano, bem como o desenvolvimento embrionário. Possui ainda uma sala com o acervo de Anatomia Comparada, com importantes animais da fauna do nosso Estado, organizados evolutivamente. Como novidade para a reinauguração, temos uma sala com o Museu do Mar, constituído por diferentes animais marinhos, desde invertebrados até grandes cetáceos.  Além disso, são desenvolvidos projetos de extensão, coordenados por professores do Departamento de Morfologia, tais como Museu Itinerante de Morfologia: Levando Ciência ao RN;  Brinquedos e Brincadeiras no Museu de Ciências Morfológicas da UFRN ;  Desvendando os mistérios do desenvolvimento embrionário; O museu de Ciências Morfológicas vai ao Parque da Cidade e Histologia: proximidades e assimetrias concretas entre a ciência e a arte.


 


Contando uma grande História


 


O Museu de Ciências Morfológicas surge como resultado de um projeto institucional de revitalização dos museus do Centro de Biociências da UFRN. O centro possui três órgãos museais: o Museu de Anatomia Humana "Prof. Hiran Diogo Fernandes", Museu de Anatomia Comparada e Museu do Mar "Onofre Lopes", que durante muitos anos desenvolveram um importante trabalho de divulgação cientifica na área de ciências biológicas.


No ano de 2005, alguns professores, que desenvolvem atividades nesses museus, elaboraram o projeto de criação do MCM. Com o apoio do Chefe do Departamento de Morfologia, Prof. Osiel Benedito de Almeida, do Diretor do Centro de Biociências, Prof. Ranke dos Santos e do Reitor Prof. José Ivonildo Rêgo. O projeto foi submetido à Secretaria Nacional da Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia sendo aprovado com um convênio no valor de R$ 484.044,37, para criação do espaço físico, aquisição de material permanente e de custeio.


Mesmo antes da conclusão do novo prédio, a equipe do MCM iniciou suas atividades de divulgação científica, atendendo escolas ainda no Museu de Anatomia Humana, mas principalmente por meio de exposições itinerantes.


Somente em 19 de outubro de 2009, o prédio do MCM foi inaugurado, o que efetivamente consolida a criação de um espaço de ensino não-formal de ciências, um dos poucos institucionalizados no RN.


O Novo Museu


O MCM passou por uma reforma e está disponível a partir do fim deste mês. O museu passa a oferecer visitas previamente agendadas, para grupos de estudantes e professores do ensino fundamental e médio, as quais são monitoradas por graduandos dos cursos de ciências biológicas, da saúde e agrárias da UFRN, treinados pelos pesquisadores do Museu, sobre os grandes temas da Morfologia, bem como sobre abordagens didático-pedagógicas.


"Até o momento, atendemos a 347 escolas de ensino fundamental ao profissionalizante, com cadastro efetivado e que continuamente realizam visitas em grupos para complementar as aulas de ciências. Além disso, o Museu promove o treinamento de professores do sistema educacional, no intuito de melhorar o aproveitamento das visitas escolares ao museu, e capacitá-los para produção de peças e modelos anatômicos que possam ser utilizados em suas escolas" destaca a professora Cristina Camilo, Vice-diretora do Museu.


O MCM também continua realizando um importante papel na divulgação cientifica, por meio de exposições itinerantes organizadas em Natal e outros municípios do estado, com a finalidade principal de divulgar as ações do museu junto a professores e estudantes, bem como beneficiar a população em geral. "Anualmente alcançamos uma média de aproximadamente 25 mil assinaturas nos nossos livros de registro, resultado de exposições itinerantes, realizadas  em escolas da capital e  em municípios do interior. Somando-se a isto, desenvolvemos ações visando à inclusão científica de jovens e adultos portadores de deficiência visual, por meio de exposições e projetos desenvolvidos para este público" destaca a professora Simone Almeida.


Para os acadêmicos extensionistas da UFRN, o MCM representa um importante espaço que possibilita a oportunidade de conviver com a realidade social e prática profissional, além de realizar um importante exercício de cidadania ao compartilhar com outros os conhecimentos técnico-científicos adquiridos em sala de aula, em laboratórios de ensino e pesquisa. "Portanto, esses serão egressos mais conscientes de seu papel no desenvolvimento regional, preocupados com o bem estar e com a qualidade de vida dos cidadãos e da comunidade. Destaca-se ao longo de cinco anos do museu, o envolvimento de quase 180 acadêmicos em suas ações" ressalta a professora Simone.


O museu, ainda, é um excelente laboratório para os professores da UFRN, que o utilizam nas aulas práticas de suas disciplinas e também no desenvolvimento de pesquisas, principalmente na área de difusão e popularização da ciência e tecnologia.


Visita


 


O MCM está funcionando de segunda à sexta-feira nos horários de 7h às 12h e 13h às 17h. As visitas devem ser agendadas com antecedência pelo telefone (84) 3342-2483.