XIV Simpósio do Centro de Biociências


26/08/2016
XIV Simpósio do Centro de Biociências - Bioeconomia

 Bioeconomia: impactos da biotecnologia no desenvolvimento regional


  


O Simpósio do CB é uma reunião científica integrada à semana de Ciência e Tecnologia da UFRN cujos objetivos são promover um fórum de discussão científica, agregando os nove departamentos e dez programas de pós-graduação que compõem o centro, e criar um ambiente para interação entre os setores produtivos e a academia, buscando soluções para problemas de mercado. O evento tem como público alvo estudantes do ensino superior da UFRN e de outras universidades públicas e privadas, docentes dessas instituições e profissionais que atuam nas diversas áreas das biociências. O XIV Simpósio ocorrerá entre os dias 19 e 21 de outubro de 2016, no Centro de Biociências da UFRN, tendo como tema “Bioeconomia: impactos da biotecnologia no desenvolvimento regional”. Nessa edição contará com a participação não só de pesquisadores locais, mas também de convidados de outras instituições de ensino superior do país, assim como representantes de agências de fomento como CAPES e CNPq, além do setor produtivo.


 


Comissão organizadora e científica


Lucymara Fassarella Agnez (presidente da comissão)


Caroline Addison Carvalho Xavier de Medeiros


Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda


Daniel Lanza


Isabele Furtado de Assis


Jonas Ivan Nobre Oliveira


Kátia Castanho Scortecci


Kionara Sarabella Turíbio e Silva


Leonardo Capistrano Ferreira


Maria Christina Barbosa de Araújo


Mário André Leocádio Miguel


Raquel Cordeiro Theodoro


Sérgio Adriane Bezerra de Moura


Sérgio Maia Queiroz Lima


Thales Domingos Arantes


 


Tema do encontro


Bioeconomia: impactos da biotecnologia no desenvolvimento regional


 


Período


19 de outubro - cursos pré-evento


20 a 21 de outubro - XIV Simpósio do Centro de Biociências


 


Inscrições


01 a 26 de setembro - submissão de resumos para apresentação de pôsteres


01 de setembro a 17 de outubro - sem apresentação de trabalho


Inscrições pelo site: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/extensao/loginCursosEventosExtensao.jsf


 


Local


Centro de Biociências da UFRN, Natal, RN


 


Número estimado de participantes


250, docentes e alunos de pós-graduação e graduação


 


Promoção


Centro de Biociências da UFRN


 


Apoio


Pensabio


Illumina


Qiagen


 


Contato


Secretaria do Centro de Biociências


Tel.: 3215-3403


seccb@cb.ufrn.br


 


 PROGRAMA DO SIMPÓSIO


 


Dia 19 de outubro - Conferências técnicas e minicursos pré-evento (a definir com os patrocinadores)


 


Minicurso 1  Ácidos nucléicos: Desenho de primers e outras aplicações (9h - 12h)


Marcia Danielle de Araújo Dantas (Doutoranda em Bioquímica) e Maria Eduarda de Souza Menezes da Costa (Doutoranda em Bioinformática)


Ementa: Nesse curso serão abordadas as principais aplicações dos ácidos nucléicos e aptâmeros para identificação molecular e auxílio ao diagnóstico. O curso enfocará principalmente o desenho de primers e as aplicações das diferentes variações da técnica de PCR para o auxílio ao diagnóstico de doenças infecciosas. Serão abordados exemplos nas áreas de saúde humana e na carcinicultura.


 


Minicurso 2  Identificação de biomarcadores: desenho de estudo, ferramentas analíticas e análises estatísticas (9h - 12h)


Dr. Leonardo Capistrano Ferreira (DBQ-CB)


Ementa: Epidemiologia de doenças complexas - Estudos de prevalência, incidência, prospectivo, retrospectivo, transversal - Variações biológicas em populações humanas - Parâmetros de avaliação de testes diagnósticos (sensibilidade, especificidade e valores preditivos) - Testes sorológicos - Testes por Biologia Molecular - Técnicas analíticas de larga escala (High-throughput technology) - Visualização e distribuição dos dados - Determinação do ponto de corte (cutoff) - Modelos preditivos.


 


Minicurso 3  De Artigos a Reportagens: Como fazer divulgação científica (9h - 12h)


Marcos Neruber (Jornalista do Centro de Biociências da UFRN) e Juliana Sampaio Pedroso de Holanda (Mestre em Jornalismo Internacional pela City University London)


Ementa: Nesse curso serão abordadas as principais técnicas de divulgação científica, feitas por jornalistas para pesquisadores, a partir de uma abordagem científica. Serão apresentados artigos publicados em periódicos científicos, mostrando como transformá-los em uma linguagem acessível aos meios de comunicação, assim como, à sociedade em geral. Será apresentado como transformar esses artigos em matérias para publicação em jornais impressos e online e também em veículos de rádio e TV.


 


Minicurso 4  Malária: interações biológicas e perspectivas de controle (14h - 17h)


Dr. Valter Ferreira de Andrade Neto (DMP-CB)


Ementa: Regulação da resposta imunológica desencadeada nas infecções por Plasmodium. Análise da resposta imune celular, humoral e dos mecanismos de escape utilizados por este patógeno. Desenvolvimento de vacinas e terapias imune (anticorpos), ressaltando os impactos, problemáticas e os recentes avanços obtidos.


 


Minicurso 5  Moscas-das-Frutas de Importância Econômica: Conhecimento Básico e Aplicado (14h - 17h)


Dr. João Maria Gomes Alencar de Souza (DBG-CB)


Ementa: Para integrar conhecimentos, o curso abordará a fruticultura irrigada como a atividade agrícola que mais se expande no Brasil devido a crescente demanda interna e externa por frutas. O papel de destaque do Rio Grande do Norte nesse cenário. Apesar dos avanços, a fruticultura nacional enfrenta problemas fitossanitários decorrentes da ação de pragas como as moscas-das-frutas. Esses insetos são um dos principais fatores limitantes da produção de frutas e motivo de restrições quarentenárias. Serão apresentadas as espécies praga mais importantes no Brasil e no RN e serão abordados os temas Biogeografia, Taxonomia, Biologia e padrões de especiação, Comportamento reprodutivo, Métodos de controle biológico e a Técnica do inseto estéril.


 


Minicurso 6  Introdução ao LaTeX na edição de textos científicos (9h - 12h)


José Xavier de Lima Neto (Doutorado em andamento em Bioquímica)


Sinopse: Escrever e diagramar documentos como artigos, relatórios, dissertações, teses e similares sempre é um desafio. Isso não se deve apenas a dificuldades na redação, mas também no uso de editores como MS Word e Writer, que não são adequados para elaborar documentos grandes e complexos de qualidade tipográfica, possuem um conjunto predefinido e limitado de funções na edição, além dos constantes erros no texto ao abri-lo em computadores diferentes. Embora muitos desses problemas sejam minimizados com a utilização do LaTeX, esta ferramenta ainda é pouco empregada fora de áreas como física, química e matemática. Entretanto, esta poderosa ferramenta está sendo utilizada mundialmente por editoras renomadas para realizar a edição de revistas científicas e livros (Elsevier, American Chemical Society, Springer e Royal Society of Chemistry, entre outras), pois a submissão de artigos e livros neste formato dispensa a necessidade de rediagramar o manuscrito para transformá-lo em artigo, possibilitando sua rápida publicação. Tendo isto em mente, este minicurso objetiva dar uma visão introdutória do processador de texto LaTeX, bem como apresentar métodos úteis durante a elaboração de documentos científicos utilizando esta ferramenta.


Ementa: Introdução ao LaTeX; Instalação dos componentes necessários; Estrutura do documento; Classes de documentos e pacotes; Acentuação e caracteres especiais; Tamanho e estilo de fonte; Posição e espaçamento do texto; Ambientes; inserindo gráficos e figuras; Seções; Fórmulas Matemáticas; Referências; Criação de slides; Criação de comandos e Ambientes.


 


Minicurso 7  Família Flaviviridae como agentes patológicos e as perspectivas no âmbito farmacêutico (14h - 17h)


Gabriela Salvador Ourique (Doutorado em andamento em Bioquímica)


Sinopse: Flaviviridae é uma grande família de patógenos virais responsáveis por diversas doenças e por grande mortalidade de pessoas no mundo todo. Dengue, Zica vírus (ZV), Febre do oeste do Nilo, Febre Amarela (FA), Hepatite C (HC) e Encefalite Japonesa (EJ) dentre outras, são doenças infecciosas, membros dessa família. A maioria dessas infecções não possui vacinas comercializadas e nem drogas antivirais, sendo o tratamento apenas sintomático e de combate ao inseto vetor. Tais infecções apresentam um genoma muito semelhante. Muitos grupos de pesquisa têm se dedicado a encontrar uma molécula inibidora específica a algumas proteínas virais essenciais a replicação. Com o avanço das técnicas de modelagem molecular, aliado aos crescentes trabalhos in vivo, este minicurso aborda separadamente as principais características dos principais membros da Família Flaviviridae. Destacando-se as semelhanças e diferenças entre os vírus e a constante procura por um tratamento específico ideal.


Ementa: Introdução à família Flaviviridae; Característica dos Vírus dessa família; Genoma; Proteínas importantes; Processo de Infecção; Dengue, Zica e Febre do Oeste do Nilo; Febre Amarela, Encefalite Japonesa e Hepatite.


 


Minicurso 8  Citometria de fluxo, Luminex, ELISA e Western Blot: métodos complementares ao Sequenciamento de Nova Geração (NGS) (14h - 17h)


Danuza Rossi (Pensabio)


Ementa: A Pensabio convida você a participar do minicurso com apresentações e discussões sobre diversas ferramentas de alta tecnologia aplicadas ao estudo de biologia celular e molecular com ênfase nas técnicas de Imunologia, tais como: Citometria de fluxo, Luminex, ELISA e Western Blot, como métodos de validação e complementação à técnica de Sequenciamento de Nova Geração (NGS).


 


Minicurso 9  Tecnologia de Sequenciamento Illumina: da amostra à análise de dados (9h - 12h)


Guilherme Mendes (Illumina)


Ementa: O advento do Sequenciamento de Nova Geração (NGS) mudou os rumos da genômica em todo o mundo, permitindo que cientistas aprofundem seus estudos, e atinjam fronteiras antes inimagináveis. Essas tecnologias estão cada vez mais acessíveis e perto de nós. Junte-se a esse minicurso e descubra como as plataformas Illumina podem transformar também a sua pesquisa.


 


Dia 20 de outubro - XIV Simpósio do Centro de Biociências


8h  Entrega de material


8h45  Abertura


9h  Conferência I (Anfiteatro das AVES)


Panorama da biotecnologia no Brasil - Dr. Odir A. Dellagostin (UFPEL, coordenador da área de Biotecnologia da CAPES)


10h - 12h  Biotecnologia em saúde I (Anfiteatro das AVES)


Diagnóstico Precoce da Hanseníase e seus impactos econômicos - Dra. Selma Maria Bezerra Jeronimo (DBQ-CB)


Avanços no Diagnóstico da Toxoplasmose - Dra. Daniella Regina Arantes Martins Salha (DBG-CB)


Impacto do diagnóstico molecular das arboviroses no RN - Dr. Joselio Maria Galvão de Araújo (DMP-CB)


10h - 12h  Biotecnologia em agropecuária e meio ambiente I (Anfiteatro das PEIXES)


A história evolutiva da Caatinga: impressões moleculares da diversidade do semiárido Brasileiro - Dr. Adrian Antônio Garda (DBEZ- CB)


Aplicações e biotecnologia de algas marinhas no Brasil - Dra. Eliane Marinho Soriano (DOL-CB)


Desmatamento, impactos ambientais e sustentabilidade - Dr. Eduardo Martins Venticinque (DECOL-CB)


14h - 16h  Biotecnologia em indústria e inovação I (Anfiteatro das AVES)


Riscos e benefícios do uso de biomaterial na saúde humana - Dra. Silvia Regina Batistuzzo de Medeiros (DBG-UFRN)


Inovação tecnológica em aquicultura - Dr. Graco Aurelio Camara De Melo Viana (DOL-CB)


Metagenômica aplicada a microbiologia de petróleo: da prospecção ao produto - Dra. Lucymara Fassarella Agnez Lima (DBG-UFRN)


14h - 16h  Biotecnologia em agropecuária e meio ambiente II (Anfiteatro dos PEIXES)


Estresse abiótico x florescimento precoce. Qual o efeito em cana de açúcar? - Dra. Kátia Castanho Scortecci (DBG-CB)


Inibidores de proteinases: ferramentas biotecnológicas em favor da agricultura - Dr. Elizeu Antunes dos Santos (DBQ-CB)


Cultivo de oleaginosas no semiárido do RN para produção de biodiesel - Dra. Juliana Espada Lichston (DBEZ-CB)


16h - 16h30  Coffee break


16h30 - 18h30  Pôsteres (pátio do CB)


 


Dia 21 de outubro - XIV Simpósio do Centro de Biociências


9h  Conferência II (Anfiteatro das AVES)


Genômica funcional na busca de genes de resistência a pragas de importância para o agronegócio - Dra. Maria Fátima Grossi de Sa (EMBRAPA-CENARGEN; membro do CA de Biotecnologia do CNPq) 


10h - 12h  Biotecnologia em indústria e inovação II (Anfiteatro das AVES)


O Ecossistema de Inovação do Centro de Biociências - Dr. Daniel Lanza (DBQ-CB)


Núcleo de Inovação Tecnológica da UFRN - Prof. Aldayr Dantas de Araujo (DCA-CT)


Novo Marco Legal da Ciência - Rochelle Barbosa Sousa Medeiros (UFRN)


Empresas Jr no CB-UFRN (representantes das empresas)


10h - 12h  Biotecnologia em saúde II (Anfiteatro das PEIXES)


Diagnóstico molecular em oncologia: atualidade e perspectivas - Dra. Tirzah Braz Petta Lajus (DBG-CB)


Etapas para o desenvolvimento de biomarcadores de doenças complexas - Dra Vivian Silbiger (DAC-CCS)


Peptídeos de escorpiões com interesse biotecnológico - Dr. Matheus de Freitas Fernandes Pedrosa (DFAR-CCS)


14h - 16h  Mesa Redonda: biotecnologia e empreendedorismo (anfiteatro das aves)


João Bôsco Freire - gerente da Unidade de Inovação e Tecnologia do Sebrae-RN


Representante do Sistema FIERN


Representante da FAPERN


16h - 16h30  Coffee break


16h30 - 18h  Pôsteres (pátio do CB)


18h15  Encerramento (premiação dos melhores trabalhos)


 


Arquivo em anexo: Cartaz